A arte da guerra

Os cavaleiros eram especialistas na arteda guerra. Usavam uma armadura muito pesada, que os tornava incapazes de voltar a montar o cavalo, no caso de cairem. Para alguém se tornar cavaleiro , precisavam de ter meios para adquirir um equipamento e um cavalo. A Educação que tinham preparavam-nos para a guerra.
No século XII, os cavaleiros, que pretendiam ser reconhecidos nos combates. tinham que exibir o seu brasão nos escudos!

As cruzadas

As cruzadas eram expedições militares organizadas para reconquistar aos muçulmanos os lugares de peregrinação cristã na Terra Santa. Começaram em 1095, depois do apelo do Imperador Bizantino. Os Bizantinos falavam grego e não eram cristãos católicos, mas, sim, ortodoxos. As cruzadas não fizeram conquistas duradouras e, mais do que ajudar os bizantinos, acabaram por enfraquecê-los.





As crianças na Terra Santa

Em 1212, 50 000 crianças partiram de França, da Alemanha e dos Países Baixos para empreender a sua cruzada. Aquelas que conseguiram chegar aos portos do Mediterrâneo foram na sua maioria capturadas e vendidas como escravos no Norte de África.





As últimas cruzadas

Em 1249, o rei de França, Luís IX, empreendeu a sétima cruzada, conquistando Damieta, no Egipto. Em 1250 foi capturado e teve de a devolver como resgate. Este rei morreu por causa da peste em 1270, em Tunes, quando liderava a oitava cruzada. Foi canonizado em 1297.